“Minha afinação ainda precisa de uma grande evolução. A sorte que eu tenho é que, pelo menos com a Fran, eu faço sucesso”, diz o estudante de direito Elton Rockenbach Baron, 28, no primeiro filme que dirigiu e protagonizou.
A obra, que estaria na prateleira de romances de locadoras de vídeo caso ainda existisse esse tipo de negócio, foi filmada em Estância Velha, cidade no Rio Grande do Sul onde quatro anos atrás ele conheceu a também aluna de direito Franciele Schneider, 27.
O quase média-metragem, de 17 minutos, levou dois anos entre produção, filmagem e edição. E tem um roteiro bem simples: Elton pede Fran em casamento com uma serenata.
Ele diz que não tinha “qualquer noção, curso, técnica de afinação ou experiência com canções” antes de pensar no pedido. Repassou o cancioneiro de duas músicas da dupla João Carreiro e Capataz. Foi de “Volta pro Meu Coração” e “Prefácio”. Gravou a voz em casa, com equipamentos improvisados e contou com a ajuda de amigos para acabamentos de edição e playbacks. Tudo escondido dela.
A filmagem foi marcada para a noite de 9 de maio. Eltou posicionou-se no jardim em frente à casa onde ela mora, acompanhado por personagens secundários da maior importância (os pais e as mães do casal), e começou a atuar, jogando pedrinhas na janela. A filmagem, até então externa, corta para o interior do quarto do casal, com Fran se espreguiçando na cama, ao lado de uma almofada em que se lê “O melhor namorado do mundo”, e vindo para a varanda. “Nossas emoções foram abaladas.”
Mas quem dorme de maquiagem e acorda pintada, sem nenhuma falha? “Prometi para a Fran que faria um vídeo ao acordá-la com um belo café na cama e que ela precisaria dormir produzida. Foi tudo só uma insinuação, para distraí-la, pois, enquanto a Fran dormia e de forma muito silenciosa, fiz uma decoração no quarto contratou inclusive uma florista que produziu o jardim enquanto, diz, a amada dormia.
Elton então usa seus dotes de ator de aventura e sobe à varanda por uma escada e contou com a ajuda de Mel, a cadelinha sem raça definida do casal, para tirar de um lenço ao redor do pescoço do bichinho de estimação duas alianças e pedir Fran em casamento, com um final feliz esperado: ela disse sim.
O vídeo foi completado com trechos de filmes como “A Bela e a Fera” e “Ballade Pour Adeline”, um dos solos de saxofone mais grudentos da história, e imagens dela andando a cavalo. Ou, como diria o diretor e roteirista Elton: “cenas estrategicamente boladas na semana seguinte à serenata para compor o sonho”.
Se o produto filmado é documentário, obra de ficção ou uma mistura dos dois não é uma questão para seu idealizador. “O nosso amor é bem verdadeiro.”
A data do casamento será marcada depois da formatura dos dois. Felicidade aos noivos.