Uma palavra de poesia em meio a um conflito entre Israel e o Hamas (movimento islâmico no poder na Faixa de Gaza), em que já morreram mais de 2.000 palestinos e 67 israelenses desde junho.
Um casal de palestinos se casou na última terça, numa escola administrada pela ONU na faixa de Gaza. O sim deles precedeu em duas horas outro, entre Israel e Hamas, que prolongava o cessar-fogo entre as duas partes (já expirado).
Heba Fayad, com um vestido comprado de última hora, e Omar Abu Namar (Foto Divulgação)
A noiva Heba Fayad e Omar Abu Namar tiveram 4.000 refugiados palestinos como convidados, reporta a Reuters.
“Se alguém me dissesse que eu iria me casar nestas condições, não teria acreditado nem por um segundo!”, disse Fayad.
Estava nos planos do casal se casar só em setembro, mas o conflito antecipou o enlace. A noiva, de 23 anos, perdera seu vestido e grande parte do enxoval quando sua casa foi destruída em um ataque.
Apesar das perdas, Fayad decidiu antecipar a festa. “Era agora ou nunca. Minha casa foi destruída, perdi tudo.”
Um braço da ONU ajudou o casal com a festa, e deu de presente uma lua de mel de duas noites em um hotel local. “Lá, eu vou tomar um banho por hora. Vai ser uma grande mudança se comparado aos últimos dias, em que não vi uma gota d’água para me lavar”, disse a noiva.
Yahiya Zaqqut, que gerencia um abrigo da ONU na região diz que o casamento tem um peso simbólico, “Esse evento mostra que, apesar de toda a dor, dos ataques e do sofrimento, os palestinos sempre insistem em resistir.”
————————–
Curta a página do “Digo Sim” no Facebook aqui.