Luan Santana, One Direction, Lorde e Thiaguinho foram os hits do altar em 2013

Por chicofelitti

Lá vem a noiva, toda de branco. Abrem-se as portas da igreja e, antes do primeiro passo da caminhada ao altar, uma música começa a tocar.

É bem provável que seja a melodia de “Marcha Nupcial”, dizem 15 profissionais que musicam casamento ouvidos pelo blog. Cada DJ ou condutor de coral mencionou as duas músicas que mais tocaram durante o ano que acaba. O clássico de Felix Mendelssohn, composto em 1842, foi unanimidade.

Mas do segundo colocado em diante figuraram canções mais contemporâneos que a clássica marcha. Bem mais recentes: o segundo, terceiro e quarto colocados estouraram em 2013.

 A parada Digo Sim de sucessos matrimoniais 2013

1 – “Marcha Nupcial”, de Felix Mendelssohn (100% dos entrevistados)

2 – “Tudo o que Você Quiser”, de Felipe Oliver e Matheus Aleixo, interpretada por Luan Santana (mencionada por 55% dos entrevistados)

3 – “Story of My Life”, de Jamie Scott, Julian Bunetta e John Ryan, interpetada por One Direction (mencionada por 40% dos entrevistados)

4 – “Royals” – de Lorde, cantada por Lorde (mencionada por 26% dos entrevistados)

5 – “Será que É Amor”, de Felipe Duarte, interpretada por Thiaguinho (mencionada por 20% dos entrevistad0s)

CasamentoLuanLuan, campeão pelo segundo ano seguido, manda um beijo pras fãs que vestem branco (Zanone Fraissat/Folhapress)

Sob medida

É o segundo ano consecutivo que Luan Santana leva a prata nas músicas para subir ao altar.

Pudera: a letra da melosa “Tudo o que Você Quiser” é quase uma promessa de casamento, que termina com “E se você quiser te dou meu sobrenome”.

“Fiz três arranjos diferentes para essa canção. Dois só instrumentais, um de oito minutos e outro mais longo, de 15, e um com o coral”, conta a coralista  Liliane Schiblitz.

CasamentoOneDirectionOs garotos da One Direction nem chegaram aos 25 anos, mas já são sucesso em casamento (Joel Ryan/AP)

Amor jovem

A One Direction é a boy band da vez. Saiu do Reino Unido direto para a cabeça de adolescentes de todo o mundo. E também de mulheres crescidas, pelo jeito.

“Quando me pediram para tocar ‘Story of My Life’ da primeira vez, eu não fazia ideia do que fosse. Era outubro. Desde então, foram pelo menos uns sete pedidos”, conta o DJ Beto KK, que bolou uma versão sem vocais do hit para a entrada da noiva. “E nenhum dos casais tinha menos de 25 anos não, viu?”

CasamentoLordeLorde, a exótica guria da Nova Zelândia que é romântica sem ser clichê (Mario Anzuoni/Reuters)

Sem medida

“Este tipo de amor não é para nós. Queremos uma coisa diferente”, diz Ella Maria Lani Yelich-O’Connor, que estourou aos 17 anos de idade sob o nome artístico de Lorde.

Grande revelação do ano, a adolescente que escreve suas próprias letras emplacou na parada com uma música que fala de um amor que foge ao clichê.

“É melódica, dá para reconhecer fácil e fala de um amor único, como acabam sendo todos”, analisa Mauro Idiani, do coral Voz da Paz.

CasamentoThiaguinhoRecuperado da tuberculose, Thiaguinho visita Ivete Sangalo, em setembro (Rony Maltz/Folhapress)

Só é…

“Chega de juízo
Ter você bem perto do meu corpo
É o que eu preciso
Então vem
Sem medo de dizer que eu quero me entregar pra você”

É a estrofe mais cantada por corais na entrada da noiva, segundo os entrevistados.

“As pessoas fazem questão dessa música com letra. Acham bem romântica”, diz a condutora Ana Cláudia Alja do hit de Thiaguinho, pagodeiro que ganhou espaço nos jornais ao ser internado com tuberculose no meio do ano. Mas que agora passa (muito) bem.

“Acho que esta vai aparecer na lista do ano que vem, pelo jeito que tão pedindo”, diz a DJ Rafaella Ene. E a resposta para a pergunta “Será que É Amor?” fica meio óbvia no contexto.

Serei fiel?

O sexto lugar vale a menção pela ironia: “Fui Fiel”, música lançada por Gusttavo Lima em outubro, quase chegou à parada.

“É sobre uma separação em que ele garante que foi fiel”, diz Gláucia Gandig. “Já convenci dois noivos que não era lá muito adequada. Mas outros três fizeram questão.”

_________________________________________________________________________________________________


O blog agradece e deseja felizes festas a quem votou para o ranking:

Mauro Idiani (coral Voz da Paz), Liliane Schiblitz (coral Casamento & Cia), Renato Adani (Amor em Sol Maior coral), Gláucia Gandig (Coral de Vozes de Vitória) e Ana Cláudia Alja (coral Tom Sobre Tom).

Érico Humberto, condutor da big band Aliança e Metais.

DJs: Beto KK, Carlos Alberto da Lima, Rafaella Ene, Marcos Sound Sistem, Marcos Santanna, trio Alianças, Gui Magatanni, Julia Albetti.